top of page

CRISTINA BUENO

53080107_1942746592491008_15055533176342

Cristina Bueno é idealizadora e fundadora do grupo Caixeiras das Nascentes, coletivo popular de percussão que tem a música como forma de partilha e celebração, desde 2009. Nascida em Maringá (PR), durante a infância não teve morada fixa, sendo o local que ficou por mais tempo o Morro da Água Santa, no Rio de Janeiro. Anos depois, mudou-se para Barão Geraldo, distrito de Campinas (SP), onde criou raízes.

A trajetória das Caixeiras teve início com o primeiro contato de Cristina com a Festa do Divino — no Maranhão — em 1993, onde um grupo de mulheres tocava tambores. Até a formação efetiva das Caixeiras das Nascentes percorreu-se um longo caminho repleto de oficinas de caixa, encontros com inúmeras mulheres e até com a formação de um grupo precedente, as Caixeiras da Guia (2003–2007).

O grupo é inspirado também nas Congadas de Minas Gerais e São Paulo e tem grande influência da cultura católica, sendo muitas das suas apresentações realizadas em festas ligadas à comemorações religiosas. A relação próxima com o mundo espiritual, com o amor e o sagrado feminino da cultura popular são inerentes ao coletivo. Cristina acredita que as divindades habitam cada uma das mulheres, independentemente da religião. Em suas palavras, “a minha força espiritual vem daí; do cuidado, do carinho, de poder ver e sentir a força de mulheres que não se imaginavam tocando um instrumento e agora se encontram com o ritmo. Semeamos todos os lugares onde vamos com a nossa baqueta, com o nosso tambor e canto, com a nossa energia, com nosso coração, com nossa espiritualidade, luz, paz e amor. Cada uma traz essa força. Sozinha nem pensar!”

bottom of page