AS MATRIARCAS
Retratos das Mulheres nas Culturas Populares e Tradicionais Paulista
IBAÔ -INSTITUTO BAOBÁ DE CULTURA E ARTE
O Instituto Baobá (Ibaô) foi fundado em 2007, fruto do histórico que se inicia na década de 1982, alicerçado na prática da Capoeira e dos seus fundamentos em diálogo com as diferentes formas de (re) construção e (re) significação das referências afrobrasileiras na comunidade e seu pertencimento identitário.
O Ibaô busca o ato semear, traduzindo este ato em práticas sociais que envolvem e fortalecem os saberes, as memórias e expressões, criadas e recriadas, disseminadas por meio das relações que se estabelecem pelo vínculo das gerações passadas e presentes, no caminhar para o futuro, bem como, da busca constante pelas referências culturais formadoras da herança cultural.
O Ponto de Cultura Ibaô foi reconhecido pelo Ministério da Cultura em 2009. Recebeu apoio financeiro do MinC e da SEC-SP até 20013. Após esse período, permanece como um eixo articulador de ações culturais colaborativas da instituição. Em 2012 reconhecido como “Ponto de Memória” pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, através do Programa Pontos de Memória. Entre suas ações destacam-se o Afoxé Ibaô Inã ati Omi e a Capoeira Raizes do Brasil.