top of page

COMUNIDADE JONGO DITO RIBEIRO

balaio  2017_fabianaribeiro-7810.jpg

A Comunidade Jongo Dito Ribeiro foi batizada com esse nome em homenagem a Benedito Ribeiro, avô de Alessandra Ribeiro – liderança da comunidade, que na década de 30 manteve a tradição do jongo recebido por seus antepassados, através das realizações de festas aos santos católicos.

Desde 2002, a Comunidade Jongo Dito Ribeiro vem se firmando, realizando trabalhos de reconstituição, composição e pesquisa com o objetivo de manter viva a chama dessa descendência, trazendo essa importante manifestação da cultura popular afro-brasileira, elemento de resistência e união para a sociedade.

A Comunidade Jongo Dito Ribeiro reúne pessoas de diferentes idades, origens sociais, raças, profissões e locais, estando desde 2005 fazendo parte da Rede de Memória do Jongo/Caxambu, onde representa a cultura afro-brasileira de Campinas e já carrega o certificado de patrimônio cultural do Brasil. Na comunidade as mulheres ocupam diversas funções de importância e reconhecimento dos demais. Existe o reconhecimento, pela comunidade, importância das mulheres na cultura afro-brasileira, inclusive para cuidar da tradição e dos segredos, assim com transmiti-los às novas gerações.

bottom of page